SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Perceptions of body shape and size in women: an exploratory studyMother-baby interaction in the context of maternal depression: theoretical and empirical issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

MOURA, Solange Maria Sobottka Rolim de  and  ARAUJO, Maria de Fátima. Produção de sentidos sobre a maternidade: uma experiência no Programa Mãe Canguru. Psicol. estud. [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 37-46. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100006.

Este artigo analisa, sob a perspectiva da relação entre a família e instituições de saúde, os sentidos produzidos sobre a maternidade em um programa de saúde neonatal desenvolvido na rede pública - o Programa Mãe Canguru. A partir de entrevistas e observações feitas com usuárias durante sua participação no programa, buscamos apreender como as práticas discursivas e não discursivas sobre maternidade e maternagem, difundidas nesse processo, se articulam com as experiências concretas dessas mulheres para produzir novas configurações subjetivas. Na interpretação dos dados, realizada através de análise do discurso, os aspectos mais significativos das falas das entrevistadas foram agrupados em quatro núcleos de sentido: família e religião; o impacto do nascimento prematuro; desconfiança e resistência nas relações com instituições e profissionais de saúde; e a experiência com o Programa Mãe Canguru. Ao final, procurou-se identificar as principais estratégias e formas de singularização utilizadas por essas mulheres ao atribuírem sentidos ao papel materno.

Keywords : maternidade; práticas de saúde; Programa Mãe Canguru.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese