SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Senses production upon motherhood: an experience at the Kangaroo Mother ProgramThe parents' and peers' role in vocational choice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

FRIZZO, Giana Bitencourt  and  PICCININI, Cesar Augusto. Interação mãe-bebê em contexto de depressão materna: aspectos teóricos e empíricos. Psicol. estud. [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 47-55. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100007.

O presente estudo teve por objetivo revisar a literatura sobre a interação mãe-bebê em situação de depressão materna. Em particular, buscou-se analisar os diversos fatores que podem mediar o impacto da depressão materna no desenvolvimento do bebê, dentre eles a idade da criança, o seu temperamento, a cronicidade do episódio depressivo materno e o estilo interativo da mãe deprimida. A literatura revisada revela que a depressão afeta não só a mãe, mas também o bebê e até mesmo o próprio pai,  em vista da influência deste quadro no contexto familiar. Alguns estudos sugerem ainda que a presença do pai e a ausência de conflitos conjugais são fatores que podem amenizar os efeitos da depressão materna para o bebê.

Keywords : depressão materna; interação mãe-bebê; interação pai-bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese