SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The parents' and peers' role in vocational choiceFeeding time in the nursery school environment as an interactional context the first two years of a child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicol. estud. [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 67-75. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100009.

Esse artigo é resultado de uma pesquisa que procurou investigar como o lúdico aparece no contexto diário da vida das crianças em situação de pobreza econômica. Buscou-se investigar os brinquedos, brincadeiras, o tempo, o espaço e as companhias preferidas pelas crianças, bem como a visão de seus familiares, através de entrevistas estruturadas. As crianças foram escolhidas aleatoriamente, em duas escolas públicas de Caxias do Sul, num total de quarenta, com idades entre 7 e 10 anos. Os resultados apontam para os aspectos protetivos e os de risco. As conclusões indicam a necessidade de novas pesquisas de observação in loco das interações entre as crianças e seus respectivos familiares, bem como a possibilidade de estruturação de programas na rede municipal que beneficiem essas interações através do lúdico.

Keywords : brincar; família; interações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese