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Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372versão On-line ISSN 1807-0329

Resumo

GOLDBERG, Luciane Germano; YUNES, Maria Angela Mattar  e  FREITAS, José Vicente de. O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Psicol. estud. [online]. 2005, vol.10, n.1, pp.97-106. ISSN 1807-0329.  https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000100012.

Este trabalho resultou de reflexões sobre a Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner associada ao pensamento de estudiosos da Educação Ambiental. O foco deste artigo será compreender a relação entre percepção, o desenho e o conceito de atividade molar na perspectiva ecológica de Bronfenbrenner. Pressupõe-se que o desenho é também uma forma de expressar criativamente a percepção que as crianças têm dos ambientes que habitam. Será ressaltada a importância da imaginação e potencial da expressão do desenho como importante ferramenta na construção de conhecimentos e integração de experiências originadas em contextos variados. Estas experiências gráficas fazem parte do crescimento psicológico e são essenciais para a formação de indivíduos sensíveis, criativos e capazes de transcender e transformar a realidade. Para trabalhar com estas idéias são exemplificados desenhos de crianças de uma ONG no Extremo Sul do Brasil que propõe educação ambiental através de arte-educação.

Palavras-chave : desenho infantil; ecologia do desenvolvimento; arte-educação.

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