SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Drawing in childhood and the ecology of human developmentPeer acceptance-rejection to study and aggressiveness at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

D'AVILA-BACARJI, Keiko Maly Garcia; MARTURANO, Edna Maria  and  ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares. Psicol. estud. [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 107-115. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100013.

O objetivo deste artigo foi investigar o suporte parental recebido por crianças encaminhadas para atendimento psicológico em razão do baixo desempenho escolar, em comparação com crianças não encaminhadas. Os participantes foram 60 crianças de 7 a 11 anos e suas mães, selecionadas em uma clínica de psicologia e em uma escola, ambas públicas. O suporte foi avaliado em três domínios: acadêmico, desenvolvimental e emocional. Da criança avaliou-se o nível de inteligência, o desempenho escolar e a presença de problemas de comportamento. Em concordância com estudos anteriores, o grupo encaminhado mostrou desempenho cognitivo e acadêmico mais baixo e mais problemas de comportamento. O suporte acadêmico não diferiu entre os grupos. As mães de crianças encaminhadas relataram menos suporte desenvolvimental e emocional, com problemas nas práticas educativas e relacionamento pais-criança conflituoso. Os resultados salientam a necessidade de cuidados de saúde mental para crianças vulneráveis que vivem em ambientes pouco apoiadores.

Keywords : suporte parental; desempenho escolar; problema de comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese