SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Drawing in childhood and the ecology of human developmentPeer acceptance-rejection to study and aggressiveness at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372On-line version ISSN 1807-0329

Abstract

D'AVILA-BACARJI, Keiko Maly Garcia; MARTURANO, Edna Maria  and  ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares. Psicol. estud. [online]. 2005, vol.10, n.1, pp.107-115. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100013.

O objetivo deste artigo foi investigar o suporte parental recebido por crianças encaminhadas para atendimento psicológico em razão do baixo desempenho escolar, em comparação com crianças não encaminhadas. Os participantes foram 60 crianças de 7 a 11 anos e suas mães, selecionadas em uma clínica de psicologia e em uma escola, ambas públicas. O suporte foi avaliado em três domínios: acadêmico, desenvolvimental e emocional. Da criança avaliou-se o nível de inteligência, o desempenho escolar e a presença de problemas de comportamento. Em concordância com estudos anteriores, o grupo encaminhado mostrou desempenho cognitivo e acadêmico mais baixo e mais problemas de comportamento. O suporte acadêmico não diferiu entre os grupos. As mães de crianças encaminhadas relataram menos suporte desenvolvimental e emocional, com problemas nas práticas educativas e relacionamento pais-criança conflituoso. Os resultados salientam a necessidade de cuidados de saúde mental para crianças vulneráveis que vivem em ambientes pouco apoiadores.

Keywords : suporte parental; desempenho escolar; problema de comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License