SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Parental support: a study on children with school problemsThe use of psychological techniques and instruments for behavioral psychologists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SISTO, Fermino Fernandes. Aceitação-rejeição para estudar e agressividade na escola. Psicol. estud. [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 117-125. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100014.

Foram estudadas as relações entre agressividade e aceitação-rejeição em 1281 estudantes de quatro escolas de ensino fundamental. A medida sociométrica baseou-se em três escolhas positivas e três negativas em situação de estudo. As escalas de agressividade forneceram três medidas: em situação familiar, em situação escolar e geral. Nas medidas sociométrica e de agressividade em situação familiar as diferenças entre as escolas foram atribuídas ao acaso. As escalas de agressividade escolar e geral formaram dois subgrupos, sendo duas escolas com menor e outras duas com maior agressividade. Foram encontradas correlações significativas entre as medidas sociométrica e de agressividade escolar nas quatro escolas e com agressividade geral em uma delas, indicando que quanto maior a aceitação social, menor a agressividade. Como as correlações foram baixas, estudaram-se grupos extremos em termos de aceitação-rejeição e apenas em uma escola as escalas de agressividade escolar e geral diferenciaram esses grupos.

Keywords : agressividade; aceitação-rejeição de pares; escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese