SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Social inclusion of handicapped persons: what dentistry students say about itMorality and sociability in Frankl: a route to overcome violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

FERREIRA, Vinícius Renato Thomé; MULLER, Marisa Campio  and  JORGE, Hericka Zogbi. Dinâmica das relações em famílias com um membro portador de dermatite atópica: um estudo qualitativo. Psicol. estud. [online]. 2006, vol.11, n.3, pp. 617-625. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300018.

A dermatite atópica é uma doença alérgica de pele que atinge cada vez mais pessoas a cada ano, o que acaba por exigir mais pesquisas para minimizar seu impacto social. É reconhecida a presença de fatores psicológicos no curso deste quadro, especialmente do estresse e da ansiedade, que agem sobre o funcionamento do sistema imune; esta influência dos aspectos emocionais caracterizaria a dermatite atópica como quadro psicossomático. Investigaram-se qualitativamente, a partir de uma entrevista semi-estruturada, as vivências de três famílias em relação à dermatite atópica e elementos da dinâmica familiar com um membro portador desse quadro, a saber, um dos filhos. As famílias relataram que a dermatite atópica trouxe prejuízos psicológicos e sociais importantes, e a dinâmica familiar influencia e é influenciada pela freqüência e intensidade dos sintomas, pelo acréscimo de estresse, além de interferir nas comunicações familiares e relacionamento entre os membros.

Keywords : dermatite atópica; medicina psicossomática; relações familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese