SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Families and social projects: analysis of this relationship in a São Paulo "quilombo"Marital social skills and religious affiliation: a descriptive study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372On-line version ISSN 1807-0329

Abstract

MARIN, Angela Helena  and  PICCININI, Cesar Augusto. Comportamentos e práticas educativas maternas em famílias de mães solteiras e famílias nucleares. Psicol. estud. [online]. 2007, vol.12, n.1, pp.13-22. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000100003.

O presente estudo investigou as eventuais diferenças nos comportamentos e práticas educativas maternas e no comportamento infantil entre famílias de mães solteiras e famílias nucleares. Participaram da pesquisa quatorze famílias, das quais sete de mães solteiras (mãe-criança) e sete de mães casadas (mãe-pai-criança), selecionadas em hospitais e unidades de saúde de Porto Alegre. Estas famílias foram emparelhadas conforme idade, escolaridade e nível socioeconômico. Foi utilizada uma sessão de observação da interação familiar durante um almoço realizado na casa dos participantes, quando as crianças tinham de 30 a 36 meses de idade. Os comportamentos e práticas educativas maternas e os comportamentos infantis foram examinados através de um protocolo envolvendo diversas categorias. O Teste de Mann-Whitney não revelou diferenças significativas entre as famílias para as categorias examinadas. Os resultados sugerem que as configurações familiares investigadas não afetam, necessariamente, os comportamentos e as práticas educativas maternas, nem os comportamentos infantis.

Keywords : mães solteiras; mães casadas; práticas educativas maternas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License