SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Resilience in children with physical chronic illness: theoretical aspectsVocational personalities and career processes in adult life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CAMARA, Sheila Gonçalves  and  CARLOTTO, Mary Sandra. Coping e gênero em adolescentes. Psicol. estud. [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 87-93. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000100011.

Este estudo avalia a associação entre bem-estar psicológico e estratégias de coping nos gêneros masculino e feminino, bem como o perfil diferencial destas entre os gêneros. A amostra foi composta de 389 jovens, estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas de diferentes regiões de Porto Alegre. Os resultados evidenciam que as meninas, ao assumirem uma postura ativa na resolução dos problemas, apresentam maior bem-estar psicológico. Já os meninos apresentam melhor bem-estar na medida em que buscam pertença e procuram amigos íntimos e ajuda profissional. A análise do perfil diferencial entre os gêneros em relação às estratégias de coping nos permite identificar uma função discriminante composta por 9 variáveis, que se distribuem diferencialmente de acordo com a utilização de estratégias referentes a papéis de gênero socialmente construídos.

Keywords : enfrentamento; adolescência; gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese