SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The imagined baby during pregnancy: theoretical an empirical aspectsThe relationship between make-believe play and the development of abilities to acquisition of theory of mind author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

RUELA, Sanya Franco  and  MOURA, Maria Lucia Seidl de. Um estudo do nicho de desenvolvimento de um grupo de crianças em uma comunidade rural. Psicol. estud. [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 315-324. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000200012.

Este trabalho adota uma perspectiva de desenvolvimento situado no contexto, empregando a noção de nicho de desenvolvimento, definido a partir de três subsistemas: ambiente físico e social, práticas de cuidado e psicologia dos cuidadores. Seu objetivo foi investigar as idéias e práticas de um grupo de mães e o ambiente físico e social que elas propiciam a seus filhos, em uma comunidade rural do Estado do Rio de Janeiro. Seis mães foram observadas com seus bebês em suas casas, e preencheram um inventário específico. A idade das mães variou de 19 a 32 anos e seu nível educacional de fundamental a médio. Os bebês tinham entre 1 e 21 meses. Em geral, os resultados sugerem, como previsto pelo modelo, uma interação entre os componentes do nicho. Explicitam, também, concepções de maternidade e desenvolvimento reveladas pelos membros dessa comunidade, e permitem considerações sobre o nicho de desenvolvimento das crianças estudadas.

Keywords : nicho de desenvolvimento; ambiente rural; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese