SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3"Family health programs made from the top"Dental treatment as a cause of anxiety author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

LUDWIG, Martha Wallig Brusius; REDIVO, Luciana Balestrin; JORGE, Hericka Zogbi  and  MULLER, Marisa Campio. Psicoterapia e bioética: aproximando conceitos, aperfeiçoando práticas. Psicol. estud. [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 603-608. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300017.

O presente artigo traz alguns questionamentos sobre a aproximação entre Psicologia, psicoterapia, formação e Bioética. Esta discussão surge por esta última disciplina estar em evidência nos tempos atuais, em virtude dos avanços tecnológicos da ciência como um todo. Desta forma, considera-se pertinente falar em Bioética em todas as especialidades que, de algum forma, têm o ser humano como centro. A Psicologia, por trabalhar com pessoas, representa uma especialidade capaz de concorrer grandemente para a solução dos dilemas encontrados na Bioética e contribuir com essa área do saber. A partir daí, da mesma forma, procura-se entender como os princípios bioéticos podem ser transpostos para o processo psicoterapêutico. O artigo propõe reflexões sobre questões como dilemas éticos que podem surgir no trabalho do psicólogo, o uso do Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) no processo psicoterápico, a formação profissional e outras. Pretende-se, no artigo, tornar presentes alguns questionamentos pouco trabalhados, fazendo uma contribuição reflexiva, mas não determinante.

Keywords : Bioética; psicoterapia; formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese