SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A família no contexto da Síndrome de Down: revisando a literaturaViajando com jovens universitários pelas diversas brasileirices: representações sociais e estereótipos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372

Resumo

PONTES, Mariana Leme da Silva; CABRERA, Jaqueline Caldamone; FERREIRA, Marcela Casacio  e  VAISBERG, Tânia Maria José Aiello. Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 495-502. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000300010.

A presente pesquisa focaliza o imaginário coletivo de professores sobre a criança adotiva por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema e de narrativas psicanalíticas elaboradas pelas pesquisadoras após as entrevistas individuais. O conjunto do material foi analisado de acordo com a teoria psicanalítica dos campos, permitindo a apreensão de dois campos psicológicos não-conscientes, o abandono infantil e a infertilidade, os quais se articulam e dão origem ao campo mais abrangente da exclusão radical da pessoalidade originária da criança adotada.

Palavras-chave : adoção; imaginário coletivo; professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português