SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotivaCidadania: entre o compromisso e a indiferença: desvendando as representações sociais de universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372

Resumo

ARRUDA, Angela; GONCALVES, Luana Pedrosa Vital  e  MULULO, Sara Costa Cabral. Viajando com jovens universitários pelas diversas brasileirices: representações sociais e estereótipos. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 503-511. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000300011.

Este trabalho teve como objetivo investigar como a visão dos estudantes sobre as naturalidades brasileiras comparece na representação social do Brasil por meio do estudo de seus estereótipos. Os dados foram coletados com a utilização da técnica de completar frases. Participaram da pesquisa 1.029 alunos do 1º ano de universidades públicas e privadas, de cinco cursos, da faixa etária de 17 a 24 anos, de ambos os sexos, de sete estados brasileiros. As respostas passaram por uma análise de conteúdo categorial temática. Elas indicaram que cerca de um terço dos jovens se recusou a dar respostas generalizantes e hierarquizantes das naturalidades, o que sugere uma visão de um único Brasil apesar de suas diferenças. Por outro lado, mesmo as respostas estereotipadas nos sugeriram um desenho interessante dos brasileiros e dos "Brasis", permitindo identificar um campo estruturado de significações, saberes e informações que expressam suas diversidades, contrastes e desigualdades.

Palavras-chave : representação social; estereótipos; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português