SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotivaCidadania: entre o compromisso e a indiferença: desvendando as representações sociais de universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372versão On-line ISSN 1807-0329

Resumo

ARRUDA, Angela; GONCALVES, Luana Pedrosa Vital  e  MULULO, Sara Costa Cabral. Viajando com jovens universitários pelas diversas brasileirices: representações sociais e estereótipos. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp.503-511. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000300011.

Este trabalho teve como objetivo investigar como a visão dos estudantes sobre as naturalidades brasileiras comparece na representação social do Brasil por meio do estudo de seus estereótipos. Os dados foram coletados com a utilização da técnica de completar frases. Participaram da pesquisa 1.029 alunos do 1º ano de universidades públicas e privadas, de cinco cursos, da faixa etária de 17 a 24 anos, de ambos os sexos, de sete estados brasileiros. As respostas passaram por uma análise de conteúdo categorial temática. Elas indicaram que cerca de um terço dos jovens se recusou a dar respostas generalizantes e hierarquizantes das naturalidades, o que sugere uma visão de um único Brasil apesar de suas diferenças. Por outro lado, mesmo as respostas estereotipadas nos sugeriram um desenho interessante dos brasileiros e dos "Brasis", permitindo identificar um campo estruturado de significações, saberes e informações que expressam suas diversidades, contrastes e desigualdades.

Palavras-chave : representação social; estereótipos; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons