SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Citizenship: between commitment and indifference: disclosing the university students' social representationNeurobiology of emotion regulation: implications for cognitive-behavioral therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CALVETTI, Prisla Ücker; MULLER, Marisa Campio  and  NUNES, Maria Lúcia Tiellet. Qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 523-530. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000300013.

Este estudo teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida e bem-estar espiritual em pessoas vivendo com HIV/Aids. A amostra foi constituída de 200 pessoas vivendo com HIV/Aids (111 mulheres e 89 homens), de 19 a 67 anos, 143 sintomáticos e 57 assintomáticos. Do total, 62,5% faziam uso de terapia anti-retroviral. Os resultados apontam para a correlação significativa entre os domínios da qualidade de vida (WHOQOL-HIV bref) e bem-estar espiritual (SWBS). O domínio da qualidade de vida, espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais e a subescala bem-estar religioso apresentaram os escores mais altos. Obtiveram-se correlações altamente significativas entre os domínios da qualidade de vida física, relações sociais e espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais, e os do bem-estar religioso, bem-estar existencial e bem-estar espiritual no grupo sintomático/Aids. Discute-se a importância das variáveis religiosidade e espiritualidade no processo de resiliência e de proteção à saúde. A importância da inserção dos fatores de proteção à saúde necessita ser destacada nas pesquisas, nas intervenções do psicólogo e no planejamento de políticas públicas de saúde.

Keywords : qualidade de vida; bem-estar espiritual; HIV/Aids.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese