SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Por uma ciência-profissão: o psicodiagnóstico interventivo com o método de investigação científicaAvaliação estrutural da escala de ajustamento diádico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372

Resumo

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Marques de; MATTOS, Viviane Leite Dias de; PASQUALI, Luis  e  FREIRE, Aline Poester. Propriedades psicométricas dos itens do teste WISC-III. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 585-592. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000300020.

O aperfeiçoamento de um teste se dá através da seleção, substituição ou revisão de itens, e quando um item é analisado, aumenta a validade e precisão do teste. Este artigo trata da apresentação dos resultados relativos às propriedades psicométricas dos itens dos subtestes do WISC-III, referentes a dificuldade, discriminação e validade. O WISC-III é um instrumento amplamente utilizado no contexto da avaliação da inteligência, e conhecer a qualidade dos itens é essencial ao profissional que administra o teste. As análises foram efetuadas com base nas pontuações de 801 protocolos do teste, aplicados por ocasião da pesquisa de adaptação a um contexto brasileiro. As análises mostraram que os itens adaptados apresentaram características psicométricas adequadas, possibilitando a utilização do instrumento como meio confiável de diagnóstico.

Palavras-chave : WISC-III; análise de itens; validade de itens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português