SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4La relación entre percepción y representación en los inicios de la metapsicología freudianaLas posibilidades y desafíos de la producción científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Estudo

versión impresa ISSN 1413-7372

Resumen

SILVEIRA, Fernando de Almeida. Michel Foucault e a construção discursiva do corpo do sujeito moderno e sua relação com a psicologia. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.4, pp. 733-742. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000400011.

Michel Foucault investiga "a história das relações que o pensamento mantém com a verdade" e como se estabelece a correlação entre pensamento e verdade, tendo o enunciado do corpo como elemento discursivo fundamental na constituição dos jogos de verdades sobre o sujeito moderno. Através da leitura da bibliografia desse autor, de comentaristas e de outros filósofos modernos, esta pesquisa estuda a questão do corpo na fase arqueológica foucaultiana, principalmente no livro As Palavras e As Coisas, destacando as formações discursivas do corpo, da vida e do homem em seus efeitos subjetivadores, com especial referência à constituição discursiva do sujeito psicológico. Verificou-se que Foucault desnaturaliza o corpo, apresentando-o como conceito-chave (ou grade de especificação) na produção de discursos sobre o homem moderno, o que nos permite também compreender a psiqué não como emanação ou essência metafísica do corpo, mas como instrumento discursivo, singularmente emergente na história do pensamento moderno.

Palabras llave : foucault; corpo; discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués