SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Michel Foucault e a construção discursiva do corpo do sujeito moderno e sua relação com a psicologiaTornar-se pesquisador: a escolha profissional como um processo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372versão On-line ISSN 1807-0329

Resumo

PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes Ribeiro  e  MARTINS, João Batista. Possibilidades e desafios da produção científica no campo da psicologia: algumas reflexões. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.4, pp.743-752. ISSN 1807-0329.  https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000400012.

O contexto da produção científica no domínio da psicologia tem apontado a existência de controvérsias metodológicas e epistemológicas. Com a emergência de novas perspectivas epistemológicas faz-se necessária uma discussão acerca das possibilidades e dos desafios do processo de construção de conhecimento. Tal discussão parte do reconhecimento da subjetividade no processo de investigação científica, possibilidade que subsidia a superação das tendências dicotômicas na compreensão dos fenômenos psi e provoca rupturas na organização do pensamento gerado pela ciência positivista. Sugerindo uma nova maneira de construir conhecimentos, operacionalizamos novos conceitos como elementos de subjetividade e aproximamos o trabalho do pesquisador ao do "bricoleur", o qual reconhece suas implicações na produção de conhecimento, cria campos de tensão entre elas que facilitam novas compreensões da realidade. Tal processo de construção de conhecimento organiza e assegura um olhar mais complexo sobre os fenômenos psi.

Palavras-chave : produção de conhecimento; metodologia de pesquisa; complexidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons