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Apoio social: aspectos da validade de constructo em estudantes universitários

Social support: validity aspects of the construct in under graduation student

Apoyo social: aspectos de la validez del constructo en estudiantes universitarios

Embora o conceito de apoio social venha recebendo atenção da comunidade científica, ainda não há uma medida válida para diferentes culturas e contextos. O objetivo deste artigo é reaplicar uma escala de apoio social em universitários de Goiânia. Os participantes foram 129 estudantes de quatro instituições de ensino superior. Como medida utilizou-se o Questionário de Suporte Social adaptado para a população brasileira. Os resultados apontaram boa adequação da escala, com alphas entre 0,95 e 0,76, e adequação da estrutura fatorial quando comparada com a do estudo original. Não foram identificadas diferenças significativas entre apoio social e a maioria de variáveis sociodemográficas. Não obstante, as mulheres relataram mais apoio material (p=0,01) e afetivo (p=0,01) do que os homens, e aqueles que relataram morar com alguém perceberam mais apoio emocional (p=0,00) e afetivo (p=0,03). Discute-se a necessidade de novos estudos para posteriores esclarecimentos do comportamento desta medida e construto em diferentes populações e culturas.

Rede social; escala; saúde


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