SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Cognición y emoción en la dinámica de la dobla afectivaEl taller terapéutico como intercesion en problemáticas de sujetos constituidos por desestimación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Estudo

versión impresa ISSN 1413-7372

Resumen

PRETTO, Zuleica; MAHEIRIE, Kátia  y  TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Um olhar sobre o amor no ocidente. Psicol. estud. [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 395-403. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000200021.

Compreender a vivência amorosa como um acontecimento modificado conforme os diferentes arranjos históricos leva a considerar diferentes concepções de amor. Este artigo destaca concepções hegemônicas sobre o amor no Ocidente, desde os clássicos até a contemporaneidade, tendo como objetivo central investigar nas obras de Sartre e Beauvoir uma concepção acerca desse sentimento. Esta foi uma pesquisa de cunho bibliográfico cujas fontes utilizadas para estudo referem-se à literatura que retrata a historização do amor no Ocidente, bem como à análise de algumas obras de Sartre e Beauvoir. Como resultado, destaca-se a análise destes autores a respeito das diferentes concepções amorosas hegemônicas caracterizando-as como propiciadoras de experiências sadomasoquistas aos sujeitos, cerceadoras dos movimentos de objetivação e subjetivação de seus anseios. Por outro lado, pôde-se perceber a proposta dos autores de uma compreensão de amor e de relacionamento amoroso a partir de conceitos como projeto de ser, projeto comum, reciprocidade, comprometimento e liberdade.

Palabras llave : Amor; relações sadomasoquistas; projeto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués