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O impacto da mudança no critério de acerto na distribuição dos escores do subteste de leitura do teste de desempenho escolar

The impact of the change in the criterion of scoring correct responses in the distribution of the scores of the reading subtest of performance school test

El influjo del cambio de criterio de acierto en la distribución de los puntajes de la subprueba de lectura en la prueba de rendimiento escolar

O estudo investiga o impacto da introdução de uma nova classe de erros no subteste de leitura do Teste de Desempenho Escolar na distribuição dos escores. Participaram do estudo 306 crianças de 1ª a 4ª séries da rede de ensino de Belo Horizonte. Para cada participante foram conferidos dois escores: um estabelecido a partir de critério do manual (EB1) e o outro a partir do critério adotado no presente estudo (EB2) - que considerou incorretas as respostas de silabação e de correção espontânea. Os resultados mostraram que a adoção do critério EB2 tornou o teste mais discriminativo, mas não impediu o aparecimento de um efeito de teto, nem proporcionou uma distribuição normal dos escores. As análises mostraram que, além do critério permissivo, o excesso de palavras fáceis e a escassez de palavras difíceis prejudicaram a variabilidade dos escores. Hipóteses sobre a dificuldade das palavras são discutidas à luz da psicolinguística.

reconhecimento de palavras; critérios de acertos; poder de discriminação de itens


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