SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Cuidar de familiares idosos com a doença de alzheimer: uma reflexão sobre aspectos psicossociaisAnálise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372

Resumo

PEREIRA, Amanda Schreiner  e  KESKE-SOARES, Márcia. Significação parental acerca do desvio fonológico. Psicol. estud. [online]. 2009, vol.14, n.4, pp. 787-795. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000400019.

Este trabalho objetivou relacionar o desvio fonológico e o discurso parental. Para tanto, baseou-se em uma metodologia qualitativa, a partir da Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 18 (dezoito) familiar/responsável por crianças diagnosticadas como com Desvio Fonológico e encaminhados ao Centro de Estudo de Linguagem e Fala (CELF) do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O instrumento utilizado foi uma Entrevista do Discurso Parental. Os resultados iniciais, obtidos por meio da generalização dos dados das Entrevistas, compararam os participantes quanto à significação parental destinada tanto à criança quanto ao desvio. Observou-se que características comportamentais e temperamentais das crianças estavam ligadas aos discursos parentais, estes não apresentaram relação direta com o Desvio Fonológico.

Palavras-chave : Distúrbios articulatórios; patologia da linguagem; discurso parental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português