SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Cuidar de familiares idosos com a doença de alzheimer: uma reflexão sobre aspectos psicossociaisAnálise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372

Resumo

PEREIRA, Amanda Schreiner  e  KESKE-SOARES, Márcia. Significação parental acerca do desvio fonológico. Psicol. estud. [online]. 2009, vol.14, n.4, pp. 787-795. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000400019.

Este trabalho objetivou relacionar o desvio fonológico e o discurso parental. Para tanto, baseou-se em uma metodologia qualitativa, a partir da Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 18 (dezoito) familiar/responsável por crianças diagnosticadas como com Desvio Fonológico e encaminhados ao Centro de Estudo de Linguagem e Fala (CELF) do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O instrumento utilizado foi uma Entrevista do Discurso Parental. Os resultados iniciais, obtidos por meio da generalização dos dados das Entrevistas, compararam os participantes quanto à significação parental destinada tanto à criança quanto ao desvio. Observou-se que características comportamentais e temperamentais das crianças estavam ligadas aos discursos parentais, estes não apresentaram relação direta com o Desvio Fonológico.

Palavras-chave : Distúrbios articulatórios; patologia da linguagem; discurso parental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português