SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Análise clínico-qualitativa do discurso de uma criança com paralisia cerebralItervenção cognitivo-comportamental em violência sexual: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372

Resumo

MANSUR-ALVES, Marcela  e  FLORES-MENDOZA, Carmen. Etabilidade temporal e correlatos desenvolvimentais do traço de neuroticismo em crianças em fase escolar. Psicol. estud. [online]. 2009, vol.14, n.4, pp. 807-815. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000400021.

Neuroticismo (N) é um dos traços de personalidade mais amplamente estudados na psicologia da personalidade. As evidências atuais apontam a importância de se estudar o impacto do neuroticismo em vários aspectos do desenvolvimento infantil. Assim sendo, o presente estudo objetivou primeiramente verificar a consistência temporal de N e suas relações com determinados aspectos do desenvolvimento infantil. Participaram do estudo 368 crianças de uma escola pública federal da cidade de Belo Horizonte, às quais foram aplicados testes de inteligência e de desempenho escolar e dois instrumentos de autorrelato da personalidade, bem como foi realizada uma avaliação antropométrica. Ademais, os pais das crianças preencheram um questionário de funcionamento adaptativo. Os resultados apontam a existência de moderada estabilidade temporal de N. Não foram encontradas associações significativas entre N e as medidas antropométricas. Não obstante, o neuroticismo foi capaz de predizer o desempenho escolar, mesmo quando se controlou o efeito da inteligência, e se associa também ao funcionamento adaptativo das crianças. Conclui-se que a dimensão neuroticismo possui significativo impacto no desenvolvimento das crianças em fase escolar.

Palavras-chave : Neuroticismo; consistência temporal; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português