SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Early pregnancy: a contextual analysis about risk and protectionEmotional implications of the arrival of a sibling for the firstborn: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SANTIAGO, Rosilene Almeida  and  COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas. O crime passional na perspectiva de infratores presos: um estudo qualitativo. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 87-95. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000100010.

O objetivo desta pesquisa foi apreender aspectos emocionais ligados ao crime passional, à vivência carcerária dos infratores presos por este delito e seus efeitos. A análise qualitativa dos prontuários e de entrevistas realizadas em duas penitenciárias de Salvador/BA deu-se a partir de categorias apreendidas nas narrativas. Verificou-se que os criminosos, ao se envolverem num relacionamento amoroso e se depararem com um rival ou uma situação de traição, ficam mobilizados pelos sentimentos de ciúme, amor e ódio, e por dúvidas que lhes causam um profundo sofrimento e os impelem ao crime. Percebendo-se, assim, numa situação sem saída, eles transgridem a lei, golpeando as suas vítimas e provocando lesões corporais, violência psicológica e homicídio. Tal ato é seguido por um processo de condenação judicial e de vivência carcerária marcado pelo sofrimento e pela estigmatização, que os fazem arrepender-se do delito cometido e desejar retomar o projeto de vida que foi interrompido.

Keywords : Crime passional; aspectos emocionais; vivência carcerária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese