SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The experience of "consolation" in the Litterae IndipetaeNormativity of life and body-mind duality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SANTOS, Maickel Andrade dos  and  GOMES, William Barbosa. Self dialógico: teoria e pesquisa. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 353-361. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000200014.

A ideia de self dialógico baseia-se na distinção entre o eu (o que conhece) e o mim (o que é conhecido) de William James, e na novela polifônica de Mikhail Bakhtin. O self não é mais centralizado e unificado, mas descentralizado e múltiplo. A dialogicidade ocorre entre posições do self que podem ser internas (eu enquanto homem, eu enquanto filho, eu enquanto profissional, eu como membro de uma comunidade) e externas (meu pai, meus amigos, meus colegas). As vozes estão em constante conversação, algumas vezes em conflito. O presente artigo revisa as proposições teóricas e metodológicas da teoria do self dialógico: pensamento narrativo e neurocognição da consciência. Também analisa o instrumento largamente utilizado na pesquisa empírica: o Repertório de Posições Pessoais, usado para mapear as relações entre diferentes posições do self. Dois problemas centrais permanecem para debate e pesquisa: como captar o self em diálogo e como explicar a possibilidade ou não de uma metaposição.

Keywords : Self dialógico; psicoterapia; narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese