SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Number concept acquisition by people with intelectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SOUZA, Carolina Molina Lucenti de; HUEARA, Luciana; BATISTA, Cecília Guarnieri  and  LAPLANE, Adriana Lia Frizsman de. Formação de conceitos por crianças com necessidades especiais. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.457-466. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300003.

Processos de formação de conceitos envolvem o estabelecimento de relações entre conhecimentos cotidianos e científicos. Nesse processo, a mediação do adulto e a utilização de materiais que facilitem a construção do conhecimento são essenciais, principalmente no caso de crianças que apresentam dificuldades. Desse modo, o presente estudo buscou observar e analisar a formação de conceitos em um trabalho temático sobre o "Corpo Humano" desenvolvido em um grupo de crianças de 7 a 12 anos com diagnóstico de deficiência visual (baixa visão), a maioria com outras alterações de origem orgânica e queixas de dificuldades escolares. Para a coleta dos dados, as sessões foram videogravadas, transcritas e analisadas.  A análise de episódios contribuiu para a compreensão de como as crianças estabelecem relações entre conceitos cotidianos e científicos, para o planejamento dos recursos e materiais pedagógicos a serem utilizados por elas, e ressaltou a importância do contexto de grupo para o desenvolvimento infantil.

Keywords : Formação de conceitos; Deficiência visual; Dificuldades escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License