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Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

ESCOBAL, Giovana; ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador  and  GOYOS, Celso. Aquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.467-475. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300004.

Esse estudo investigou o processo de aquisição do conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Dele participaram duas pessoas, respectivamente de idade 16 e 20 anos de idade, alunos de uma escola especial. Para avaliar o repertório inicial dos participantes utilizou-se um programa computacional baseado na noção de rede de relações entre estímulos e entre estímulos e respostas. Depois foram ensinadas as relações tidas como necessárias para a avaliação de repertório, seguidas de testes para avaliar as relações emergentes. Os resultados mostraram a eficácia do currículo informatizado sugerido e dos procedimentos de ensino utilizados, tendo sido constatada a aquisição do conceito de número em reduzido período de tempo. Uma rede de relações matemáticas foi formada a partir do ensino direto de apenas duas relações. O ensino informatizado otimizou o processo de ensino-aprendizagem, aumentou a confiabilidade dos dados e controlou as contingências, de forma a ensinar conforme o planejado.

Keywords : Conceito de número; equivalência de estímulos; deficiência intelectual.

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