SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Dropout in a school-clinic of child psychologyMale teenagers: paid work and identity construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CRUVINEL, Miriam  and  BORUCHOVITCH, Evely. Regulação emocional: a construção de um instrumento e resultados iniciais. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 537-545. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300011.

Este estudo descreve os passos da construção de um instrumento qualitativo para investigar estratégias de regulação emocional de estudantes brasileiros e relata os resultados iniciais obtidos com a aplicação do instrumento. Participaram 54 alunos de 3ª e 4ª séries de uma escola pública de Campinas. O instrumento é composto por uma entrevista com 24 questões relativas a quatro emoções: tristeza, raiva, medo e alegria, e oito pranchas com figuras de crianças expressando cada emoção investigada. As respostas dos estudantes foram submetidas à análise de conteúdo. Um sistema de categorização foi desenvolvido para cada questão. A consistência do processo de codificação foi avaliada por dois juízes independentes, alcançando valores aceitáveis. Os resultados indicam que o engajamento em atividades prazerosas foi a estratégia mais mencionada para lidar com a tristeza, a raiva e o medo e para manter a alegria. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com base no instrumento desenvolvido, tendo em vista contribuir para o seu refinamento.

Keywords : Estratégias de regulação emocional; instrumento qualitativo; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese