SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Fatigue at work: how can the psychologist act? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SOUZA FILHO, Manoel Dias de; SOUSA, Andréia de Oliveira; PARENTE, Alexandre Castelo Branco Vaz  and  CARVALHO E MARTINS, Maria do Carmo de. Avaliação da sobrecarga em familiares cuidadores de pacientes esquizofrênicos adultos. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.639-647. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300022.

O estudo avaliou o sentimento de sobrecarga objetiva e subjetiva deflagrado em cuidadores de adultos portadores de esquizofrenia. A coleta de dados foi realizada em um hospital-dia da rede pública da cidade de Teresina-PI - Brasil, e a amostra foi constituída por 14 familiares que cuidavam direta ou indiretamente de portador de esquizofrenia. Verificaram-se sobrecargas objetiva e subjetiva semelhantes nas dimensões relacionadas à assistência na vida cotidiana, à supervisão dos comportamentos problemáticos, ao impacto nas rotinas diárias e a preocupações com o paciente. Observou-se que os cuidadores quase sempre necessitam cobrir despesas desencadeadas pelo doente. Desse modo, destaca-se a necessidade, por parte dos dispositivos em saúde mental, de estratégias que viabilizem o apoio, a orientação e a preparação das famílias no tocante ao gerenciamento do cuidado ao portador de esquizofrenia.

Keywords : Esquizofrenia; família; sobrecarga.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License