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Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

RODRIGUES, Marisa Cosenza; DIAS, Jaqueline Pereira  and  FREITAS, Márcia de Fátima Rabello Lovisi de. Resolução de problemas interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.4, pp.831-839. ISSN 1413-7372.  https://doi.org/10.1590/S1413-73722010000400019.

O presente trabalho relata uma pesquisa-intervenção que objetivou implementar e  avaliar o impacto de um programa adaptado, já existente na literatura, em Habilidades de Resolução de Problemas Interpessoais. Participaram 30 crianças de 6 e 7 anos do 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Minas Gerais. O estudo envolveu pré e pós-avaliação com a utilização do instrumento SSRS-BR e observações não sistemáticas realizadas pelas pesquisadoras e professoras. De forma complementar, foram realizadas reuniões e orientações aos responsáveis e professoras das crianças. Os resultados comparativos da pré e pós-avaliação das crianças indicam um incremento de algumas habilidades, como empatia, assertividade, expressão de sentimento positivo, civilidade e responsabilidade, concordando com os dados das observações realizadas. Observou-se maior sensibilização por parte dos pais e professores quanto às estratégias educativas e manejo de comportamentos indesejáveis. Foi possível constatar, também, uma maior abertura quanto às práticas preventivas da psicologia escolar no contexto educativo.

Keywords : Resolução de problemas interpessoais; desenvolvimento sociocognitivo; promoção de saúde.

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