SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The issues of psychic work at adolescenceMedia and body image in adolescence: the body in discussion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

RAMIRES, Vera Regina Röhnelt  and  GODINHO, Lucia Rech. Psicoterapia baseada na mentalização de crianças que sofreram maus-tratos. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 61-70. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100008.

Este estudo investigou a possibilidade de desenvolvimento da capacidade de mentalização na psicoterapia de crianças que sofreram maus-tratos. Com base na vertente psicanalítica da teoria do apego e nos estudos sobre função reflexiva e capacidade de mentalização, foi realizado um estudo qualitativo, pautado pelo método clínico. O procedimento adotado foi o Estudo de Casos Múltiplos, e os participantes, duas meninas de 10 e 12 anos de idade e seus cuidadores. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, hora de jogo, Teste das Fábulas e Manchester Child Attachment Story Task - MCAST, além das sessões de psicoterapia. O MCAST foi reaplicado após as 20 primeiras sessões de psicoterapia. Os principais resultados apontaram vínculos afetivos do tipo de apego inseguro, capacidade de mentalização limitada antes da psicoterapia e mudanças na capacidade de mentalização após as 20 primeiras sessões de atendimento das crianças participantes.

Keywords : Psicoterapia; mentalização; maus-tratos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese