Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Psicologia em Estudo
versão impressa ISSN 1413-7372
Resumo
ROSO, Adriane; GASS, Rosinéia Luisa e ROMANINI, Moisés. Propagandas institucionais televisivas e resistência. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp.79-89. ISSN 1413-7372. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100010.
Esse é um estudo exploratório-qualitativo referente ao uso de propagandas institucionais televisivas e discursos na mídia de massa (formas simbólicas) mediadas por agentes do governo e por uma instituição privada em favor da privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Apoiado pela Hermenêutica de Profundidade e nos Estudos Críticos do Discurso (ECD), o objetivo do estudo foi demonstrar como essas formas simbólicas podem servir para estabelecer e reforçar relações de dominação. Considerando-SE que as mídias de massa têm a responsabilidade legal de informar e educar todos os cidadãos e que as propagandas televisivas institucionais em foco somente estimulam e valorizam a política neoliberal pró-privatização, conclui-se que essas formas simbólicas podem estar reforçando as relações de dominação.
Palavras-chave : Psicologia; neoliberalismo; propagandas.