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Sentidos do “drama” na perspectiva de Vigotski: um diálogo no limiar entre arte e psicologia

Sentidos del “drama” en la perspectiva de Vygotski: un diálogo em el umbral entre arte y psicología

Senses of “drama” in Vygotsky’s perspective: a boundary dialogue between art and psychology

Este é um texto teórico-metodológico, na acepção russo-soviética de “metodologia”. Seu objeto central é o tratamento lacunar dado por Lev Vigotski (1896-1934) à noção de “drama” em vinte e duas obras suas a que tivemos acesso até o momento (artigos, capítulos e livros completos). Em geral, a noção de “drama” em Vigotski varia entre duas acepções principais: (1) uma mais coloquial, por exemplo: “o desenvolvimento humano como drama (peça teatral) em vários atos”; e (2) outro mais específico, destacando numa ação “dramática” dois aspectos: 2.1 um ato de decisão humana sobre a condução de seu destino histórico; 2.2 o choque entre diferentes papéis que cada pessoa vivencia [perejivaet]. Estas peculiaridades constituem o caráter (in)tenso e dialeticamente conflituoso de se decidir socialmente por um caminho vital ou outro num dado contexto histórico-cultural - desde o mais corriqueiro até aquele no qual pode estar envolvida uma situação de vida ou morte - “ser ou não ser”.

Vigotski; drama; psicologia


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