SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Videogame: is it from the good or the evil? How to orient parentsAn explanatory model of resilience in youth and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

FERREIRA, Rosana Carvalho Mumic; FIGUEIREDO, Marco Antonio de Castro  and  SOUZA, Lícia Barcelos. Tabalho, HIV/AIDS: enfrentamento e dificuldades relatadas por mulheres. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 259-267. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000200009.

A AIDS está entre as principais causas de mortalidade em mulheres de idade fértil, o que demonstra a magnitude com que essa infecção tem atingido a população feminina. Esta pesquisa visou compreender o papel do trabalho no enfrentamento da aids entre mulheres. A pesquisa foi realizada no Grupo Humanitário de Incentivo à Vida (GHIV), com 10 mulheres com idade entre 27 e 57 anos e tempo de soropositividade entre 5 e 10 anos. Análises de conteúdos da transcrição na íntegra das entrevistas permitiram identificar as seguintes categorias temáticas: “Sentidos do trabalho”; “Suporte psicossocial e preconceito”; e “Tratamento e absenteísmo”. Como resultado, o trabalho é visto como um lugar de acolhimento e suporte, mas também como um ambiente hostil, com o preconceito ainda visível. A implantação de programas nas instituições, visando minimizar a estigmatização e a discriminação, é vista como uma alternativa para a manutenção da qualidade de vida das pessoas soropositivas.

Keywords : HIV/AIDS; trabalho; mulher.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese