SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Adjustments between cohabiting parents and adult children: boundary and transgressionVigotski contributions for analysis of class consciousness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 541-550. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000400005.

O presente texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa "Aposentadoria e velhice bem-sucedida: estudo de caso com professores universitários". O objetivo principal da pesquisa é desvelar os conceitos e imaginários relativos à velhice, ao trabalho e à aposentadoria entre professores universitários com mais de 60 anos que continuam trabalhando. Neste artigo pretendemos refletir sobre os imaginários desses professores em relação à velhice e aos sentidos do trabalho, e sobre como estes dois elementos podem influenciar sua relação com a aposentadoria. Acreditamos que o imaginário negativo em relação à velhice leva os entrevistados a desvincular velhice e aposentadoria e que o trabalho, devido à sua valorização em nossa cultura, é tido como central na vida. Assim, manter o vínculo empregatício oferece diversos ganhos, como manter a valorizada condição de trabalhador e afastar os fantasmas de perdas e limitações da velhice; e, por fim, permite articular aposentadoria e continuidade do vínculo empregatício.

Keywords : Velhice; aposentadoria; trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese