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A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais

Intervention research in the construction of conceptual competences

La investigación de intervención en la construcción de competencias conceptuales

Defendemos a pesquisa de intervenção na interdisciplinaridade relacionando a psicologia, o conhecimento e o desenvolvimento de competências conceituais, através de três aspectos teórico-conceituais: a filosofia, a história da ciência e a epistemologia como fundamentos de uma concepção psicológica que evidencie o processo sociocultural da construção do conhecimento e a mediação da atividade humana, supondo um sujeito humano ativo, que constrói paradigmas pessoais, estabelecendo teórica e metodologicamente uma relação entre dados psicológicos e sociológicos e admitindo, através da construção ativa, a possibilidade de reconstrução pessoal, institucional e sociocultural. Entendemos a pesquisa de intervenção como uma reconstrução polissêmica que considera a dinâmica sociocognitiva e seus efeitos reguladores. Articulamos o grupo focal os atos da fala e a tomada de consciência, adotando um modelo de análise que leva em conta o processo de desenvolvimento da tomada de consciência dos sujeitos sobre seus próprios paradigmas e seus processos de regulação cognitiva na sua transformação.

Pesquisa de intervenção; dinâmica sociocognitiva; competências


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