SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Violence against children and adolescents in Amazonas: analysis of the reports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

ALVEAR MENDOZA, María Loreto; JEREZ BEZZENBERGER, Rocio Macarena  and  LUCERO CHENEVARD, Claudia. Formação de terapeutas no programa especialização em terapia familiar sistêmica. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 183-193. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200002.

O objetivo do estudo foi construir uma descrição teórica que explique como terapeutas do Programa de Especialização em Terapia Familiar Sistêmica da Universidade de La Frontera tornam-se terapeutas de família sistêmicos. A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa e aplicou a teoria fundamentada e técnica de entrevista focalizada. A população constituiu-se dos vários atores envolvidos no processo, considerando-se como parte deste tanto terapeutas formados ou  em formasção quanto os instrutores e supervisores. Propõe-se que o treinamento seja contínuo e alimentado por um sistema de formação que surja no programa. Este estudo visa contribuir para o conhecimento da formação dos terapeutas, assim como de áreas acadêmicas e, especialmente de programas de formação sistêmica.

Keywords : Formação do psicoterapeuta; terapia familiar; teoria fundamentada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish