SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Therapists training in systemic family therapy specialization programPrint media, social representations and violence against the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

MAIA, Angela Costa  and  BARRETO, Maíra. Violência contra crianças e adolescentes no Amazonas: análise dos registros. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 195-204. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200003.

A violência contra crianças e adolescentes é um fenômeno frequente, mas pouco se conhece sobre o contexto em que ocorre e sobre suas consequências. O objetivo deste estudo é caracterizar esta violência no Interior do Estado do Amazonas. Foram analisados 193 registros do Relatório Txain sobre a Violência contra Crianças e Adolescentes. Como resultado, verificou-se que grande parte dos registros oficiais omitem informações. A agressão física é o tipo de violência mais relatado, e a maior parte das vítimas é constituída de adolescentes do sexo feminino de idades entre 12 e 15 anos. Os agressores são predominantemente desconhecidos das vítimas e são do sexo masculino. Em termos de consequências para a saúde, há referência a algumas lesões físicas, mas os dados são bastante omissos em relação à saúde mental. Estes dados sugerem a necessidade de integralização e aprimoramento dos sistemas de registro, informação e atendimento a vítimas fora das grandes cidades.

Keywords : Adolescentes; crianças; violência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese