SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Violence against children and adolescents in Amazonas: analysis of the reportsValues and motivation to respond without prejudice toward homossexuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SARAIVA, Evelyn Rúbia de Albuquerque  and  COUTINHO, Maria da Penha de Lima. Meios de comunicação impressos, representações sociais e violência contra idosos. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 205-214. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200004.

Objetivou-se apreender as representações sociais da violência e dos maus-tratos contra os idosos divulgadas pela mídia impressa paulista e paraibana. Foi realizada uma pesquisa documental com 126 notícias dos jornais Folha de S. Paulo e O Norte (Paraíba), cujos textos foram analisados pelas classificações hierárquicas descendente e ascendente processadas pelo software Alceste. As representações sociais sobre a violência contra os idosos apresentaram-se polarizadas entre os dois jornais: no paraibano destacaram-se as temáticas dos direitos e das políticas públicas, e no paulista, emergiu a concepção de violência, em relação aos idosos, como vítimas, e em relação aos seus agressores, como uma questão policial.  Infere-se que a produção e difusão de conhecimentos por intermédio dos jornais desvelam nas representações sociais hegemônicas da sociedade certa pressão sobre os sujeitos sociais, demandando intervenções psicossociais em diversos segmentos desta sociedade, principalmente em se tratando de um fenômeno extremamente complexo como o é a violência contra idosos.

Keywords : Meios de comunicação impressos; violência contra idosos; representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese