SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Values and motivation to respond without prejudice toward homossexualsAlcohol and drugs in primary care: evaluating strategies for training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

BONFADA, Diego  and  GUIMARAES, Jacileide. Serviço de atendimento móvel de urgência e as urgências psiquiátricas. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 227-236. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200006.

Este estudo propõe-se a discutir os princípios e diretrizes que norteiam a atenção de urgência prestada pelo SAMU diante de uma crise ou urgência/emergência psiquiátrica, tendo como parâmetro as discussões que embasaram a reforma psiquiátrica. Trata-se de um estudo aplicado, de abordagem qualitativa na configuração de uma revisão de literatura que estabeleceu um diálogo entre os autores para atingir o objetivo proposto. As diretrizes que norteiam a assistência prestada pelo SAMU contribuem para uma intervenção em crise pautada no paradigma da clínica tradicional, em que as prioridades são a contenção e o transporte ao hospital psiquiátrico. Destarte, a articulação com a rede de saúde mental, a efetivação do apoio matricial, investimento em capacitação profissional e a operacionalização real do Programa Permanente de Formação de Recursos Humanos para a Reforma Psiquiátrica são medidas que podem contribuir para a consolidação de uma intervenção em crise pelo SAMU mais humanizada e articulada com a reforma psiquiátrica brasileira.

Keywords : Serviços de saúde; assistência à saúde; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese