SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Mobile emergency service and psychiatric emergencyThe systemic understanding of bullying author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SOUZA, Isabel Cristina Weiss de  and  RONZANI, Telmo Mota. Álcool e drogas na atenção primária: avaliando estratégias de capacitação. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 237-246. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200007.

O presente estudo teve por objetivo analisar práticas de prevenção ao uso de risco de álcool e outras drogas adotadas por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) capacitados nas modalidades presencial e à distância e por enfermeiros não capacitados. Os dados foram coletados através de roteiro de entrevista semiestruturada com sete enfermeiras que atuam na APS, e o procedimento analítico adotado foi a análise de conteúdo. Procedeu-se à análise de seis temas, a saber: capacitação; práticas; atitudes; crenças sobre álcool e outras drogas; conhecimentos específicos sobre tratamentos para álcool e outras drogas; sentimentos envolvidos ao lidar com o tema álcool e outras drogas. Os resultados sugerem que ainda prevalece a subutilização de práticas baseadas em evidências no tocante a álcool e outras drogas, e que um espaço de discussão permanente subsequente às capacitações serviria de reforço, em médio prazo, para a capacitação, aumentando o senso de autoeficácia para lidar com esta demanda.

Keywords : Capacitação em álcool e outras drogas; atenção primária à saúde; práticas de prevenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese