SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Family prohibited: transgenerationality and subjectivity in three fictional worksPiaget, Vygotsky and Wallon: contributions for language studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SANTOS, Claudimara Chisté  and  ORTEGA, Antonio Carlos. O papel dos esquemas na memória de idosas saudáveis. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 267-276. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200010.

A memória é tradicionalmente estudada pela psicologia cognitiva e pela neurociência. A presente pesquisa se baseia em uma obra de Piaget dedicada ao estudo desse fenômeno com base em paradigmas construtivistas e replica um de seus experimentos, fazendo uma adaptação dos níveis de análise. O objetivo que orientou esse estudo foi identificar o papel dos esquemas em um experimento de memória no sentido amplo, com base na teoria de Piaget. As seis participantes que contribuíram com o estudo estavam, na época da pesquisa, com idades entre 61 e 67 anos e tinham, no mínimo, o Ensino Médio. Os resultados indicam que: (1) a adaptação dos níveis de análise atendeu à classificação da memória no experimento; (2) foi possível identificar, por meio do método clínico, a participação dos esquemas construídos ao longo da vida como recurso para recuperação da informação, o que pode contribuir para futuros estudos sobre intervenção na memória de idosos.

Keywords : Memória; envelhecimento; construtivismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese