SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The role of schemes in healthy elderly women's memoryKnowledge and expectations of nulliparous adolescents about childbirth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

PEREIRA, Caciana Linhares. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 277-286. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200011.

O presente artigo aborda alguns aspectos da relação entre linguagem e pensamento na criança a partir das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Os aspectos analisados nos permitem situar estes autores no debate - tipicamente moderno - que envolve as complexas relações entre linguagem e pensamento. Constata-se que a modernidade do pensamento dos três autores comparece, sobretudo, no abandono de uma perspectiva instrumental da linguagem e no estabelecimento de proposições que tomam a linguagem como uma função constitutiva do próprio pensamento.

Keywords : Linguagem; pensamento; criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese