SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Piaget, Vygotsky and Wallon: contributions for language studiesViolence, women and psychological care in the Amazonia and the Distrito Federal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

MORAIS, Fátima Raquel Rosado; NUNES, Tatiana Paiva; VERAS, Renata Meira  and  AZEVEDO, Luciana Fernandes de Medeiros. Conhecimentos e expectativas de adolescentes nuligestas acerca do parto. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.287-295. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200012.

Este estudo objetivou apreender os conhecimentos de adolescentes nuligestas acerca do parto e do nascimento, mediante uma pesquisa qualitativa com doze adolescentes de idade entre 12 e 16 anos, residentes na área de uma unidade de saúde de Mossoró - RN. Os resultados mostraram que as adolescentes possuem conhecimentos precários acerca do parto, sendo as informações permeadas por mitos e desarticuladas de conceitos capazes de transformar os saberes vigentes. Assim, evidencia-se a necessidade da aproximação das adolescentes com a temática da sexualidade, e em particular, da gravidez e parto, para que possam analisar e escolher a forma ideal de parir, identificando possibilidades para um parto mais humanizado e saudável. Para isto, sugere-se que os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, desenvolvam atividades socioeducativas de preparação para o parto em articulação com a escola e a família, com vista a esclarecer as adolescentes quanto à dinâmica da parturição e assim contribuir para a desmistificação de estigmas ainda presentes na sociedade.

Keywords : Adolescência; gravidez; parto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License