SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Piaget, Vygotsky and Wallon: contributions for language studiesViolence, women and psychological care in the Amazonia and the Distrito Federal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

MORAIS, Fátima Raquel Rosado; NUNES, Tatiana Paiva; VERAS, Renata Meira  and  AZEVEDO, Luciana Fernandes de Medeiros. Conhecimentos e expectativas de adolescentes nuligestas acerca do parto. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 287-295. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200012.

Este estudo objetivou apreender os conhecimentos de adolescentes nuligestas acerca do parto e do nascimento, mediante uma pesquisa qualitativa com doze adolescentes de idade entre 12 e 16 anos, residentes na área de uma unidade de saúde de Mossoró - RN. Os resultados mostraram que as adolescentes possuem conhecimentos precários acerca do parto, sendo as informações permeadas por mitos e desarticuladas de conceitos capazes de transformar os saberes vigentes. Assim, evidencia-se a necessidade da aproximação das adolescentes com a temática da sexualidade, e em particular, da gravidez e parto, para que possam analisar e escolher a forma ideal de parir, identificando possibilidades para um parto mais humanizado e saudável. Para isto, sugere-se que os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, desenvolvam atividades socioeducativas de preparação para o parto em articulação com a escola e a família, com vista a esclarecer as adolescentes quanto à dinâmica da parturição e assim contribuir para a desmistificação de estigmas ainda presentes na sociedade.

Keywords : Adolescência; gravidez; parto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese