SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Knowledge and expectations of nulliparous adolescents about childbirthThe work of psychologist concerning to natural disasters: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

PORTO, Madge  and  BUCHER-MALUSCHKE, Júlia S. N. F. Violência, mulheres e atendimento psicológico na Amazônia e no Distrito Federal. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 297-306. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200013.

O objetivo desse estudo é conhecer como os psicólogos/as entendem questões referentes à identificação da violência contra as mulheres nos atendimentos que realizam e como explicam as motivações para que algumas delas permaneçam em relações mediadas pela violência. O estudo é de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, e para a coleta de dados utilizou-se a internet. Foram obtidos 24 questionários online de psicólogos/as inscritos/as no CRP 01. Foi constatado que estes/as identificam a violência principalmente quando expressada verbalmente pela mulher agredida e que apenas duas utilizam instrumento especifico de identificação desse tipo de experiência chamado screening. Foram apontadas como as principais causas de algumas mulheres permanecerem em situações de violência as dependências econômica e  emocional e ainda os ganhos secundários que elas poderiam obter nessas relações. Conclui-se que se faz necessário aprofundar os estudos sobre o papel dos psicólogos e da psicologia clínica no contexto da violência contra as mulheres.

Keywords : Violência contra as mulheres; atendimento psicológico; psicólogos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese