SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The work of psychologist concerning to natural disasters: a reviewConfusion of tongues, trauma and hospitality in Sándor Ferenczi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CARMO, João dos Santos  and  SIMIONATO, Aline Morales. Reversão de ansiedade à matemática: alguns dados da literatura. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 317-327. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200015.

A ansiedade em relação à matemática é um fenômeno que compreende reações emocionais negativas diante de situações que requisitam o uso de conhecimentos matemáticos. É particularmente identificada no contexto escolar e está diretamente relacionada a experiências inadequadas de ensino dessa disciplina. O objetivo do presente artigo é fornecer um panorama atualizado da literatura que trata especificamente de um fenômeno chamado de ansiedade em relação à matemática. Inicialmente serão expostos a definição e os conceitos principais relacionados ao fenômeno em foco e, em seguida, alguns estudos acerca da reversão da ansiedade em relação à matemática. Por fim, serão apontadas algumas implicações para a pesquisa e para o desenvolvimento de programas brasileiros que visam ajudar indivíduos que apresentem ansiedade em relação à matemática.

Keywords : Ansiedade em relação à Matemática; controle aversivo; reversão de ansiedade em relação à matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese