SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Confusion of tongues, trauma and hospitality in Sándor Ferenczi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

MELO, Carla Borim Mirachi  and  COUTO, Luis Flávio Silva. Os discursos de Lacan no hospital geral. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.2, pp.341-347. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000200017.

O objetivo deste artigo é analisar a relação dos discursos com a particularidade da função do praticante de psicanálise  em um hospital geral a partir da perspectiva lacaniana. Através do relato de experiências profissionais de um dos autores, foram descritos os laços sociais estabelecidos na instituição hospitalar e problematizadas as questões relativas a esses laços. Adicionalmente, foi realizada uma análise crítica dos modos discursivos e verificou-se que determinados laços sociais são imperativos. A atuação da praticante de psicanálise também foi avaliada e discutida no sentido de se pensar o que poderia ser feito para se estabelecer certo equilíbrio estabelecido entre as discursividades. Concluiu-se que a análise pessoal da praticante foi fundamental para o trabalho realizado por ela no hospital em estudo, pois, sustentada pelo discurso do analista, ela se permitiu transitar pelos discursos radicais e, assim, propiciou condições para que a subjetividade fosse considerada no ambiente hospitalar.

Keywords : Psicanálise lacaniana; hospital geral; discursos em Lacan.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License