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Psicologia em Estudo
Print version ISSN 1413-7372
Abstract
LUIZ, Flávia Mendonça Rosa; PFEIFER, Luzia Iara; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato and NASCIMENTO, Lucila Castanheira. Inclusão de crianças com Síndrome de Down. Psicol. estud. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp.649-658. ISSN 1413-7372. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000400011.
O objetivo deste trabalho foi explorar as experiências de famílias no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, em que participaram onze famílias de crianças com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos participantes, os professores não estão preparados para a inclusão, porém, ainda assim, esse processo vem se demonstrando benéfico na educação infantil. Ficou evidente a necessidade de articulação entre os setores da educação e saúde e de uma mudança de paradigma no modelo educacional. A pesquisa aponta aspectos que merecem atenção por parte dos profissionais envolvidos, de modo a tornar a inclusão um processo a ser vivido da melhor forma possível.
Keywords : Síndrome de Down; família; inclusão escolar.