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Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

D'AFFONSECA, Sabrina Mazo  and  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Metaparentagem: uma nova possibilidade de avaliar a parentagem. Psicol. estud. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp.83-92. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722013000100009.

No presente trabalho objetiva-se apresentar um novo constructo cognitivo para analisar o relacionamento entre pais e filhos: a metaparentagem, definida como um conjunto de processos encobertos que resultam em uma compreensão mais abrangente da parentalidade, de modo que a metaparentagem consiste em pensar ou refletir a respeito das próprias práticas parentais. Em uma revisão da literatura realizada com as palavras-chaves metaparenting e metaparentagem em bases de dados nacionais e internacionais (PsycINFO, Lilacs, Sage, Medline e Google acadêmico), foram encontrados dois artigos,  duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, todos em língua inglesa. Por ser uma área de pesquisa recente, poucos estudos foram desenvolvidos na literatura internacional e nacional; contudo os dados obtidos demonstram que a metaparentagem foi correlacionada a parentagem democrática, competência parental e menor potencial de abuso, e parece ser um recurso útil para a área de intervenção em famílias e prevenção de problemas de comportamento infantil. Estudos com uma população maior, de diferentes culturas e níveis socioeconômicos e educacionais diversos  contribuirão para a compreensão  do fenômeno.

Keywords : Relações pais-filhos; cognições; prevenção.

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