SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24QUALITY CRITERIA FOR QUALITATIVE RESEARCH ARTICLESTrauma, cleavage and intellectual progression: a study of the Ferenczi’s wise baby author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372On-line version ISSN 1807-0329

Abstract

LIMA, Aluísio Ferreira de; OLIVEIRA, Pedro Renan Santos de  and  LIMA, Stephanie Caroline Ferreira de. SAÚDE MENTAL E REDUÇÃO DE DANOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: CONCEPÇÕES E AÇÕES. Psicol. Estud. [online]. 2019, vol.24, e44697.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 1807-0329.  http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.44697.

O objetivo deste artigo é apresentar as concepções e ações de saúde mental dos trabalhadores dos Núcleos de Atenção em Saúde da Família (NASF) da cidade de Fortaleza-Ceará, sobretudo as intervenções realizadas nos casos problemáticos de crack, álcool e outras drogas na Atenção Primária em Saúde (APS). Para tanto, fez-se uso de entrevista semiestruturada, composta por cinco partes: 1) perfil profissional dos entrevistados; 2) concepções morais; 3) conhecimentos sobre drogas; 4) ações de Redução de Danos (RD); 5) percepções do entrevistador. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), v. 20. Os resultados assinalaram a coexistência de concepções morais e tradicionais, orientadoras e mantenedoras de modelos moral e médico, que dificultam a adoção de uma atuação voltada para a RD e faz com que estes profissionais assumam posicionamentos que descaracterizam e impeçam o desenvolvimento de ações de RD nos serviços.

Keywords : Núcleos de atenção em saúde da família; redução de danos; psicologia social..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )