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CONFIANÇA SELETIVA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA1 1 Apoio e financiamento: Esta pesquisa e a preparação para o manuscrito foram financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - (CAPES) - código de financiamento 001. Este trabalho é parte do programa de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), coordenado pela Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Processos # 573972/2008-7 e 465686/2014-1) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP (Processos # 2008/57705-8 e 2014/50909-8).

LA CONFIANÇA SELECTIVA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA

RESUMO.

Embora o campo de estudos sobre confiança seletiva tenha ganhado destaque nos últimos anos, essa linha de pesquisa não é ainda suficientemente divulgada no Brasil. A presente revisão sistemática teve como objetivo avaliar a produção científica sobre confiança seletiva em crianças pré-escolares, bem como sobre possíveis variáveis que influenciam os julgamentos de confiança. A busca foi realizada nas bases de dados PSYCINFO, Scielo Brasil, PEPSIC e LILACS, utilizando-se as palavras-chave selective trust, epistemic trust e seus correspondentes em português ‘confiança seletiva’ e ‘confiança epistêmica’. De um total de 103 trabalhos, foram analisados 45 artigos empíricos, publicados entre 2008 e 2018, seguindo o protocolo PRISMA. Contrariando uma crença predominante em muitas culturas de que as crianças acreditam em tudo o que ouvem, elas não são consumidoras ingênuas de informação. Discutem-se os efeitos de variáveis individuais e contextuais sobre os julgamentos de confiança seletiva que apontam para direções futuras promissoras de pesquisa.

Palavras-chave:
Confiança seletiva; crianças pré-escolares; cognição social

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